Residências SASNOVA

Os Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa (SASNOVA) dispõem actualmente de três residências universitárias, com um total de 454 camas, para uso dos alunos da universidade, com preferência para bolseiros portugueses e estudantes estrangeiros de programas de mobilidade (Programa Erasmus). Apenas após a atribuição destas vagas poderá ser aberta uma fase de candidaturas a alojamento para outros alunos.

> Residência Universitária Alfredo de Sousa (178 camas)
> Residência Universitária Fraústo da Silva (208 camas)
> Residência Universitária do Lumiar (68 camas)

> Como funciona?

As Residências Universitárias dos SASNOVA regem-se por um Regulamento Geral do qual constam as condições de ingresso e de utilização de equipamentos, as normas de disciplina interna e de participação dos estudantes na respectiva gestão, conservação e limpeza. Existem dois tipos de alojamento: o Lectivo e o Temporário.

O Alojamento Lectivo refere-se ao alojamento de Alunos (1º ao 3º ciclo), Investigadores ou Professores da NOVA, durante o período lectivo da universidade (meados de Setembro a meados de Julho). A prioridade na atribuição de alojamento é dada aos alunos Bolseiros dos SASNOVA e aos alunos em programas de intercâmbio (Erasmus). Apenas após a atribuição destas vagas poderá ser aberta uma fase de candidaturas a alojamento para outros alunos dos SASNOVA. Os alunos residentes assinam com os SASNOVA, aquando do check-in, um Contrato de Alojamento Lectivo, no qual se definem os direitos e deveres das partes. O alojamento lectivo é atribuído pelo período de um ano, sendo necessário efectuar uma candidatura a cada ano lectivo.

O Alojamento Temporário corresponde ao alojamento de pessoas externas à NOVA (familiares de residentes, participantes em congressos, ou outros) em estadias curtas durante o ano lectivo, aprovadas consoante a disponibilidade de quartos, ou a estadias durante o período não lectivo (entre meados de Julho e meados de Setembro), dito Alojamento de Verão / Summer Accommodation.

> Candidatura

O acesso ao alojamento nestes períodos está sujeito a um processo de candidatura. A prioridade na atribuição de alojamento é dada aos alunos Bolseiros dos SASNOVA e aos alunos em programas de intercâmbio (Erasmus). Apenas após a atribuição destas vagas poderá ser aberta uma fase de candidaturas a alojamento para outros alunos dos SASNOVA.

Os alunos que se candidatam a bolsa de estudo devem efectuar o pedido de alojamento, aquando da candidatura a bolsa, no site da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES). No início do ano lectivo (Setembro) é efectuada uma análise prévia dos alunos bolseiros que solicitam alojamento e é publicada uma lista provisória com os alunos admitidos, após o que deve ser formalizado o pedido de alojamento conforme indicações da Divisão de Apoio ao Estudante dos SASNOVA. A prioridade é dada alunos anteriormente alojados e a alunos candidatos de 1º ano. Os estudantes que solicitam alojamento pela 1ª vez devem realizar uma entrevista prévia nos SASNOVA, submeter a candidatura e instruir devidamente o processo, de modo a que este possa ser analisado e publicado o resultado em tempo útil.

Os alunos bolseiros são alojados preferencialmente na Residência Alfredo de Sousa e na Residência Fraústo da Silva, de acordo com a faculdade que irão frequentar, sendo sempre atribuídos quartos duplos aos alunos do 1º ciclo (Licenciatura).

NOTA: Alunos bolseiros deslocados, que se candidatem a Alojamento em Residência Universitária e não sejam colocados por falta de vagas, receberão um complemento à bolsa (com valores entre 100,80 e 141,10 euros) mediante apresentação do contrato de arrendamento de habitação que alugue na localidade ou periferia do local de estudos.

Os alunos Erasmus devem solicitar alojamento ao gabinete Erasmus da faculdade da Nova que irão frequentar. No caso da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) devem fazê-lo junto do International Relations Office:

International Relations Office
Campo Mártires da Pátria, 130
1169-056  Lisbon
Tel. +351 218 803 071 | Fax +351 218 803 067

O número de vagas atribuído a alunos Erasmus é comunicado aos gabinetes de Erasmus/Acolhimento das Unidades Orgânicas, que enviam aos SASNOVA a lista de alunos a alojar (Setembro). A formalização do pedido de alojamento junto dos SASNOVA é feita apenas após a atribuição de vaga de alojamento pelo gabinete de Erasmus / Acolhimento da respectiva faculdade.

Caso existam vagas de alojamento disponíveis para outros alunos – que não sejam Bolseiros dos SASNOVA ou alunos de intercâmbio – será divulgada no site dos SASNOVA a abertura de candidaturas  nos seguintes períodos:

A partir de 15 de Setembro (1º semestre)

A partir de 15 de Janeiro (2º semestre)

Após esta publicação, será disponibilizada no site uma Ficha de Candidatura a Alojamento Lectivo, que deverá ser preenchida e submetida, acompanhada de um comprovativo de matrícula numa unidade orgânica da NOVA.

Outras Alternativas

Na Sede da AEFCM, encontra-se uma lista de anúncios de proprietários locais que podes consultar.

Podes também aceder à página oficial da Uniplaces – NMS|FCM e aproveitar a parceria da AEFCM com a Uniplaces, que te oferece um desconto de 25% na service fee da Uniplaces, mediante o uso de código promocional específico AEFCMUNL. A Uniplasces oferece informação sobre os alojamentos disponíveis, apoio aos seus clientes em 10 línguas diferentes, confiança dada pela certificação Uniplaces e reviews de ex-inquilinos.

Podes ainda consultar a página oficial do grupo de Facebook – Classificados de Santana