ATIVIDADES
EVENTOS e PROJETOS
Imagem2
Receção de Medicina da NOVA

A Receção Medicina da NOVA, na sua 2ª edição, é um evento recreativo em grande escala na NMS|FCM que pretende dar as boas vindas aos alunos recém-chegados num ambiente de convívio e diversão. Para além da integração dos novos alunos, pretende ser um marco na vida académica daqueles que já pertencem à instituição e que servir como acontecimento para reencontro entre todos após o período de férias. A diversão será um mote com animação de qualidade, para que a iniciativa se torne memorável para todos os participantes.

A Recepção Medicina da NOVA pretende estabelecer-se como um dos grandes eventos recreativos, não só da AEFCM, mas também do meio universitário da Cidade de Lisboa. Além da divulgação e afirmação da imagem da AEFCM no panorama de Ensino Superior, será também uma iniciativa comemorativa do início do ano letivo e, por conseguinte, integração dos estudantes dos vários anos curriculares.

Imagem1
II Grande Gala de Medicina da Nova

Em 2016 pretende-se a realização da segunda edição do evento que marcou pela diferença e elegância a NMS|FCM, tornando-se assim um evento carismático a que nenhum estudante dainstituição planeia faltar. Sendo assim, este ano será elevada  a fasquia, aumentando a capacidade de espaço e conseguindo assim uma maior adesão, quer por parte de todos os alunos, quer por parte do corpo docente. Por conseguinte, objetiva-se contribuir para que este evento progressivamente se torne no evento com maior requinte e em que todos terão orgulho de representar o seu ano.

Imagem3
Arraial de Santana

O Arraial de Santana é um evento anual emblemático na vida académica dos estudantes da NMS|FCM, sendo uma noite pela qual todos os alunos anseiam. Esta é uma atividade em exponenciação e ambiciona-se que assim continue: uma festa emblemática de elevada qualidade, produzida pela AEFCM para todos os estudantes do Ensino Superior, promovendo assim o convívio entre os diferentes cursos e garantindo a sustentabilidade do evento.

O Arraial Santana pretende manter-se como um dos eventos mais notórios da AEFCM na área do recreativo. Não obstante da grandiosidade almejada, visa proporcionar um ambiente descontraído de convívio e animação informal, aliando-se ainda a promoção da imagem externa da AEFCM.


I Fim de semana de Santana

A realização da 1ª edição do Fim de Semana de Santana é o grande e inovador projeto a que a equipa das Atividades se propõe. Constitui uma atividade já há muito desejada por todos os alunos da nossa instituição e pretende distinguir-se pela experiência de convívio entre alunos dos vários anos curriculares associado à prática de atividades lúdicas, culturais e desportivas. Na sua 1ª edição, objetiva-se a criação de um modelo a adotar nos anos vindouros a fim de delinear os contornos de um potencial evento tradicional da NMS|FCM.

O I Fim de Semana de Santana é uma atividade exclusiva para estudantes da NMS|FCM, externa à localização da NMS|FCM e que engloba atividades de todas as áreas da equipa e atividades resultantes da interação com outras equipas da AEFCM.

Cultura e Workshops
Feira Um pouco de Portugal

Na NMS|FCM podemos encontrar pessoas oriundas de diferentes locais de Portugal, desde o Norte ao Sul, do continente aos arquipélagos, do interior à costa. Com isto, os estudantes deparam-se diariamente com hábitos e costumes muito diferentes daqueles em que cresceram.
A 1ª edição da Feira Um Pouco de Portugal pretende reunir as tradições locais dos estudantes da NMS|FCM, a fim de proporcionar a difusão de diferenetes culturas entre a comunidade estudantil da Faculdade através de exposições de fotografias, degustação de sabores típicos de cada local e demonstração de passatempos regionais.

Fotoscópio

A 10ª edição do Fotoscópio pretende ser o culminar de dez anos de realização da competição fotográfica mais emblemática na NMS|FCM. Para além do habitual propósito de apoiar as atividades extracurriculares dos estudantes e celebrar a multidisciplinaridade desejada no percurso académico em Medicina, objetiva-se a seleção de uma temática que igualize a grandiosidade do décimo aniversário do Fotoscópio e do espírito de Santana por meio de competição sob a forma de registo fotográfico.

Feira Troc’ó Livro

Face ao contexto sócio-económico nacional, torna-se difícil para os estudantes adquirirem os livros que são necessários para um bom rendimento académico. É neste contexto que se mantém a bianual Feira Troc’ó Livro, uma iniciativa incontornável da AEFCM, através da qual se cria a oportunidade para os alunos venderem livros em desuso e comprarem materiais em segunda mão de custo reduzido.
Os livros têm valores, por vezes, muito elevados, o que impossibilita a sua compra pelos estudantes. Com esta iniciativa pretende-se que seja mais fácil os estudantes terem acesso ao material que precisam para o seu estudo.

Ciclo de Exposições

O Ciclo de Exposições surge como uma oportunidade de proporcionar momentos de reflexão e apreciação na comunidade estudantil da NMS|FCM, assim como de enriquecimento do seu conhecimento pelo contato com inúmeras formas de artes. Neste âmbito, idealizam-se exposições temáticas, subordinadas as áreas como cinema, poesia, fotografia e pintura, que preencham e embelezem os espaços da NMS|FCM e da colina de Santana.

Desporto
Ciclo de Palestras e Workshops O Atleta Estudante

A inclusão de um Ciclo de Palestras, com a possibilidade de integrar workshops em algumas áreas, proporciona a possibilidade dos estudantes da NMS|FCM (desportistas e não desportistas) de adquirirem conhecimentos importantes na promoção de um estilo de vida saudável, não só para a sua rotina mas também para a sua vida profissional futura.
O leque de matérias abordadas inclui a Nutrição Desportiva, Treino, Lesões Desportivas, Medicina Desportiva e Estatuto Atleta-Estudante; acredita-se que a formação nos temas referidos será não só fundamental na promoção de uma boa prática desportiva, como também introdução e otimização de um estilo de vida saudável.

III MedOpen

O ténis tem ganho cada vez mais visibilidade no universo desportivo, vindo a tornar-se nos últimos anos uma modalidade de prática frequente entre os estudantes da NMS|FCM. O MedOpen levanta então a oportunidade de usufruir desta prática desportiva, quer num registo regular, quer numa perspetiva de regresso ao exercício de ténis, sob a forma de uma competição amadora entre estudantes. Calendarizado num fim-de-semana, alia-se desta forma o desporto ao lazer e transporta-se a comunidade estudantil para locais externos à FCM|NMS onde possam manter um contato regular com desportos do seu interesse.

I Jogos Olímpicos de Santana

Este é o novo projeto do Desporto da AEFCM que pretende produzir um fim-de-semana de competições desportivas de várias modalidades para estudantes da NMS|FCM. Num mesmo espaço físico, intercaladas e organizadas, as atividades determinadas serão dispostas de forma a que os estudantes participantes possam entrar em contato com várias modalidades, de carácter individual e em equipa.
O propósito subjacente a esta maratona é, além de promover um estilo de vida ativo e o espírito de competição saudável, proporcionar o convívio entre os estudantes dos seis anos curriculares do Mestrado Integrado em Medicina da NMS|FCM e incentivar o espírito de competição saudável.

V Liga Santana

A Liga Santana, na sua V edição, é já uma tradição do desporto da AEFCM: um torneio de futsal 5x5 entre equipas de estudantes da NMS|FCM, organizado pela AEFCM-. É uma atividade muito apreciada pelos estudantes que se deseja que continue a ser do agrado de todos, aumentado progressivamente o número de participantes e apoiantes da mesma.