GRÉMIO ACADÉMICO
DESCRIÇÃO

O Grémio Académico é uma das primeiras entidades a estabelecer ligação com os novos alunos que chegam a Santana. Constituído por dezenas de elementos desde 1998, somos responsáveis pela organização, gestão e manutenção das atividades académicas na nossa muy nobre Faculdade de Ciências Médicas.

Com mais de 30 anos, a Praxe de Santana acarreta‐se de peculiaridades e ideais muito bem definidos, assentando em quatro princípios fundamentais: a integração, o respeito, a tradição e a diversão. Assim sendo, funciona como um sistema fomentador do bom carácter, e das competências social e moral que todo o estudante de medicina deve possuir. Por outro lado, vinculamos o respeito e a hierarquia, dois conceitos ubíquos que deverão acompanhar o médico em toda a sua carreira profissional.

O espírito académico de Santana é, sem dúvida, uma mais‐valia para todos nós, um motivo de orgulho e respeito, elevando o nosso bom nome pelas praças e avenidas de Lisboa, promovendo a arte do bem trajar e o orgulho de ser estudante. Fazendo uso da Colina da Saúde, Santana torna‐se um espaço único, místico e nobre, repleto de História e significados, onde o Grémio Académico, associado a outras entidades, perpetua as boas vivências da comunidade académica que tanto tem para te dar e envolver.

Ao longo deste ano, trazemos‐te um conjunto de eventos, desde a mítica Noite de Santana que conta já com 32 anos de história, à boémia Noite do Caloiro, passando pela magnífica Serenata a Santana e semanas cheias de diversão, integração e ensinamentos.

Muitos são os nossos objetivos e ambições, mas, se cada vez que pisares os pés na escadaria da tua faculdade e pensares: “Estou em Santana, estou em casa”, então é porque o nosso propósito foi cumprido.

TUNA MÉDICA DE LISBOA
DESCRIÇÃO

A Tuna Médica de Lisboa (TML) nasceu através do esforço conjugado de estudantes das duas faculdades de Medicina de Lisboa, a Faculdade de Medicina da UL e a Faculdade de Ciências Médicas da UNL, sendo atualmente um dos símbolos mais marcantes da tradição académica das duas faculdades! O início da vida artística/boémia desta formação, com uma miscelânea de vozes masculinas e femininas, deu-se a 6 de Dezembro de 1995, nas instalações da FCM e o primeiro ensaio na FML. Desde então, por dentro e fora do mundo académico, passeámos por Portugal continental, ilhas e esse grande país que é o Estrangeiro. A TML, nos seus 20 anos de idade, já participou em inúmeros festivais e encontros de tunas, criando grandes amizades no mundo tunante e espalhando a música e cultura portuguesa.

A TML é uma tuna mista e composta por estudantes que se reúnem em nome da música e espírito académico, contando com 20 anos de história e dezenas de membros, radicados e semeados por todo o país e estrangeiro! Dispõe de um leque variado de instrumentos – Acordeão, Bandolim, Bombo, Cavaquinho, Clarinete, Contrabaixo, Estandarte, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Pandeireta, Violino – e todos os semestres realiza um workshop em cada faculdade onde é dada assistência exclusiva aos candidatos e interessados, seja para experimentarem algum(ns) intrumento(s), seja para aprenderam alguma música no seu instrumento de eleição. Os ensaios decorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, alternadamente na FCM e FML.

O âmbito das atuações e atividades desenvolvidas pela TML é deveras variado, integrando atuações em festivais/encontros de tunas, programas televisivos, congressos médicos, eventos turísticos, festas populares, feiras temáticas, espetáculos de beneficência (como o Natal dos Hospitais), lares de idosos e até, uma vez, no musical “A Canção de Lisboa”, de Felipe La Feria. Ao mesmo tempo desenvolvemos atividades musicais para o público tunante, estudantil e olissiponense, tais como edições do nosso festival de tunas, intitulado “Hipócrates”; Cafés-concerto, onde descontraidamente damos azo à faceta de músicos e

interpretamos célebres músicas de outros artistas; e Noites da Tuna, uma em cada faculdade, onde tocamos para o nosso fraterno público estudantil o nosso completo repertório. A TML orgulha-se de, com cada evento organizado, doar parte ou a totalidade dos seus lucros a instituições de solidariedade.

A vida de tunante é uma de artes, aprendizagem, aventura, sinestesia, fraternidade e uma que nunca é recordada sem larga afeição e saudade.

OCCIPITAL
Vê o mundo com outros olhos
DESCRIÇÃO
Um médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe.

Ouvimos esta frase de Abel Salazar inúmeras vezes ao longo do nosso percurso, mas realmente só perceberemos o seu significado quando partirmos em busca do que o mundo tem mais para nos mostrar.

É esta a missão do Occipital. Criar uma oferta de atividades e iniciativas na FCM que vai além Medicina, catapultando mentes curiosas e ávidas de cultura para novas terras do conhecimento, discussões contemporâneas, passadas ou futuras e partilhas de experiências e opiniões entre colegas.

Propomos-te vários tipos de atividades:

Palestras

Se gostas de ter um cheirinho de temas variados e não necessariamente relacionados com a Medicina, estas palestras são para ti. Abrangendo diferentes assuntos, diferentes perspetivas e muita discussão, nestas sessões os protagonistas são um orador convidado, os teus colegas e tu! Vem aprender mais sobre diferentes realidades e aproveita para partilhar o teu conhecimento e opinião. História, Política, Religiões do mundo… Do que queres ouvir falar? O céu é o limite, e estamos abertos às tuas sugestões.

Sessões de Cinema

Estás pronto para aquele momento em que o anfiteatro de anatomia se torna uma sala de cinema? Apetece-te ver um filme mas não tens ideias? Alguma vez viste grandes filmes, em que sentiste que tinhas mesmo de falar com alguém sobre eles? Vem partilhar e discutir filmes marcantes connosco! De filmes históricos a documentários, as possibilidades são muitas – e, mais uma vez, as tuas sugestões serão uma realidade!

Clube de Leitura

Amantes da leitura? Este é para vocês! Organizamos encontros informais e descontraídos de discussão relativa a uma obra previamente anunciada. Se gostas de ler mas precisas de um incentivo, deixa-te levar. Este também é o teu espaço!

Clube de Viagens – “Em busca de…”

Tens sede de conhecer novos países e novas culturas? Viajaste recentemente e gostavas de partilhar as tuas memórias connosco? Nestes pequenos encontros, terás oportunidade de ouvir os testemunhos dos teus colegas, ou até mesmo de deixar-nos o teu sobre aquela viagem espetacular que fizeste. É uma boa oportunidade de expandir horizontes e sonhar!

Não deixemos que o estudo intensivo nos leve a descurar a atenção do que nos rodeia. Mergulhemos juntos no que se vive – aqui ao lado, do outro lado do mundo, nas nossas cabeças, no sonho, no projeto; que isso faça de nós melhores colegas, melhores médicos, melhores pessoas.