INTERNACIONAL
TWINNING

Twinnig é um projecto que decorre sob o princípio de quebrar a monotonia da vida estudantil e abrir o horizonte dos alunos da NMS|FCM, através do vivenciamento de uma experiência socio-cultural. Todos os anos, este programa organiza um intercâmbio entre estudantes de duas escolas médicas europeias durante um período cerca de 2 semanas. A cada estudante da NMS|FCM é atribuído um twin da faculdade estrangeira. A cada um, na sua cidade respetiva, cabe a responsabilidade de partilhar a cultura da cidade, oferecer alojamento e acompanhar em toda a experiência do programa.

MOVE

O MOVE! consiste num projeto coordenado pela Equipa Internacional que procura estabelecer uma relação de proximidade entre os alunos incoming, inseridos no programa Erasmus, e a faculdade, por via da AEFCM. Para além disto, através de uma parceria estratégica com a direção da NMS|FCM e o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da mesma, pretende-se proporcionar um acompanhamento dirigido ao aluno outgoing em todas as fases do processo de candidatura, procurando satisfazer as suas necessidades imediatas, as quais poderão ir desde as questões burocráticas, até ao próprio conhecimento dos países, cidades e/ou faculdades que estão contemplados no Erasmus, por via de testemunhos.
Concomitantemente, o MOVE! procura providenciar um acompanhamento e integração dos estudantes incoming na vida académica, cultural e social da faculdade e da cidade de Lisboa, por via, quer do envolvimento da comunidade estudantil da NMS|FCM, quer de parcerias com diversas entidades locais e nacionais, como a ESN.

EXCHANGE

O programa "Exchange", desenvolvido pelo departamento Internacional da Associação Nacional de Estudantes de Medicina/Portuguese Medical Students' International Committee (ANEM/PorMSIC), com o apoio da IFMSA (International Federation of Medical Students' Associations), proporciona aos alunos de medicina a possibilidade de estenderem a sua formação clínica e científica para além das fronteiras do seu próprio país. Aos estudantes das oito Escolas Médicas Portuguesas é garantido o seu enriquecimento científico, profissional, cultural e social, através da experiência de contemplar um estágio clínico/científico num país estrangeiro à sua escolha. Assim, este programa-se sustenta-se em dois tipos de Intercâmbios – Professional Exchange/ Intercâmbio Clínico e o Research Exchange/Intercâmbio Científico. Em cada um são previstos estágios de 4 semanas, num país estrangeiro. O Professional Exchange engloba apenas alunos matriculados nos anos clínicos (3º-6º ano), enquanto que o Research Exchange é transversal a todos os anos incluídos no MIM (1º-6º ano).
Este programa visa a aquisição das diferentes visões culturais e realidades profissionais, integrando os estudantes na globalização mundial.