Organização, Missão e Visão
O que fazemos por ti
Mensagem do Presidente

Assente sobre pilares de coesão, dedicação e determinação, a Direção da AEFCM para 2016 define-se como agente de consolidação e progressão em prol dos 1800 estudantes da NMS|FCM. Consciente de que o desafio é grande, não será certamente maior que a vontade de o alcançar.

As 4 décadas de existência da NOVA Medical School culminam hoje numa instituição que cumpre dignamente a missão de servir publicamente para a qualifiicação de excelência nos campos das ciências médicas e da saúde. Envolta a sua criação no conturbado período de 1974, transparecem até hoje a inovação e ousadia necessários na progressão e afirmação da instituição.

O desejo de tornar a NMS|FCM uma referência no ensino médico e investigação em saúde nos panoramas nacional e internacional é transversal a toda a comunidade estudantil e docente da instituição. Será também priorizado que as responsabilidades do mandato se pautem na direção do crescimento e afirmação da NMS|FCM em todas as suas valências, a par da excelência da avaliação da formação pré-graduada e evolução da investigação praticada.

Porém, a visão poética da arte médica é hoje sistematicamente torpeada por ataques movidos por setores sociais diversos e alavancados por interesses corporativos. É fundamental que haja resistência a estas investidas, ativa ou passivamente, e que se aceite desempenhar a quota-parte individual na persuasão de um Portugal saudável e feliz, uma vez que o futuro de uma nação é proporcional ao grau de saúde do seu povo.

Num panorama em que se identifica um sistema de Ação Social deficitário, capaz de vedar o acesso e permanência no Ensino Superior, e um modelo de financiamento das Instituições incompatível com a reforma necessária no ensino e na investigação do século XXI, é fundamental reunir esforços no sentido uma formação pré e pós graduada nacional sublime.

Os desafios que o ensino da Medicina enfrenta exigem ideias e propostas responsáveis, representação de qualidade, compromisso e proximidade. Exigem aliar a gestão participativa da Associação de Estudantes à garantia de um leque multifacetado de formações extracurriculares de excelência. Exigem priorizar a voz dos estudantes da NMS|FCM e particularizar cada uma das 1800 identidades que a AEFCM representa. É este o basilar compromisso que a Direção da AEFCM assume.

Olhemos os desafios que nos aguardam com a audácia, coesão e dedicação necessárias. Façamos o melhor uso das nossas aptidões no cumprimento do perspectivado, com humildade e integridade. Comprometamo-nos a projetar um futuro de formação e inclusão, de consolidação e progressão, a ambicionar enquanto houver margem para mais e melhor.

Faz mais de ti é o mote da AEFCM e espelha perfeitamente a missão desempenhada ao longo dos seus 37 anos de existência. Continuemos a fazer mais de nós, mais pelos estudantes, mais pela Faculdade, mais pela Universidade, mais pela comunidade. Sirvamos inequivocamente os estudantes que representamos, o país em que vivemos.

 

Pela Direção da AEFCM,

Inês Neri

Direção

ae_organograma

PRINCÍPIOS E PILARES DE ATUAÇÃO
REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL
POLÍTICA DE PROXIMIDADE
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
SUSTENTABILIDADE E TESOURARIA