RESPONSABILIDADE SOCIAL
AÇÃO SOCIAL
Workshop de Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Um workshop que, tendo em conta a importância da comunicação em Medicina, pretende valorizar meios que nos permitam comunicar eficazmente com a população surda e muda. Este ano existirão três níveis de workshop: básico, intermédio e avançado.

Apoio aos sem-abrigo da área metropolitana de Lisboa

Atividades pontuais de voluntariado onde poderás integrar grupos de ação noturna que percorrem as ruas de Lisboa distribuindo comida, roupas, mantas e prestando apoio aos sem-abrigo.

Bom Dia Avós

Um projeto a ser alargado no próximo ano letivo, que pretende aliar o combate ao abandono escolar à diminuição do isolamento sénior e conseguir, simultaneamente, fortalecer relações entre diferentes gerações, através da promoção do alojamento intergeracional, ao longo do ano letivo, dos estudantes em habitações de idosos residentes em Lisboa.

MedEnsina - Projeto de Apoio Escolar

Neste projeto poderás dar explicações a jovens de instituições de solidariedade social ou a alunos referenciados com dificuldades em escolas do centro de Lisboa (ensino básico), contribuindo ativamente para o aumento do seu sucesso escolar.

O Meu Melhor Amigo

Tens saudades do teu melhor amigo de quatro patas? Aqui poderás integrar um grupo de ação na Casa dos Animais de Lisboa, contactando de perto com os cães e gatos da associação.

Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF)

Duas campanhas durante o ano, cada uma durando dois dias, com os objetivos de recolher alimentos no Pingo Doce do Campo de Santana e, posteriormente, colaborar na sua organização nos armazéns do BACF.

Cooperação com a Instituição “Operação Nariz Vermelho” (ONV)

Através de palestras e workshops com os Doutores Palhaços, celebração do Dia do Nariz Vermelho, e outras atividades, oferecemos-te a oportunidade de conhecer e contribuir para a ONV, bem como de aprender com aqueles que “quebram o gelo” do ambiente hospitalar contribuindo para o bem-estar das crianças hospitalizadas e das suas famílias.

À Tarde com os Avós

Projeto de voluntariado que envolve os idosos do Centro de Dia da Sra. da Pena, onde poderás proporcionar atividades que desenvolvam as capacidades motoras, cognitivas e culturais dos idosos, partilhar experiências de vida e trabalhar a autonomia e capacidades comunicativas de cada idoso.

O Mundo e a Deficiência

Contactando com associações de apoio aos doentes com défices motores e cognitivos, serão promovidas ações de formação e palestras que incidirão sobre a realidade destes doentes e os obstáculos com os quais se deparam no seu quotidiano.

ECO Escolas

Dentro do âmbito do programa ECO Escolas, pretendemos continuar o trabalho desenvolvido, cooperando na implementação de estratégias que contribuam para a sustentabilidade da Faculdade e a educação ambiental e responsabilidade ecológica dos estudantes.

SAÚDE PÚBLICA
Educação para a Saúde: De pequenino se torce o pepino

Sabias que em Portugal, segundo a DGS, cerca de um terço das crianças em idade escolar apresentam excesso de peso, e destas, 14% são obesas? Nesta campanha de educação para a saúde poderás intervir junto da comunidade pré-escolar e/ou escolar, realizando rastreios da obesidade infantil e informando acerca da importância da alimentação saudável e da atividade física, através de atividades que unam a vertente lúdica à pedagógica.

Rastreios de Hipertensão Arterial, Diabetes e Obesidade

Num contexto atual em que as doenças cardiovasculares e a diabetes mellitus (DM) são a principal causa de morbilidade e mortalidade, realizar-se-ão campanhas de rastreio de hipertensão arterial (HTA), DM, hipercolesterolémia e obesidade, em localizações mais periféricas, onde poderás contactar com uma população mais envelhecida e em que este tipo de ações não é tão frequente; e em Lisboa. Para além do rastreio, abordar-se-ão também os hábitos alimentares e cuidados diários que devem ser tidos em conta para a prevenção das doenças crónicas não transmissíveis.

Workshop Musicoterapia

Sabendo que a musicoterapia é encarada como um meio potencial meio terapêutico, quer na sua vertente ativa, como na passiva, este workshop pretende debruçar-se sobre este tipo de terapia não convencional, desmistificando-a e dando ênfase às suas áreas de atuação.

Dias Temáticos

Porque há efemérides que não merecem passar despercebidas, pretendemos alertar e sensibilizar-te para datas como o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, o Dia Mundial da DPOC e o Dia Mundial do Não Fumador, o Dia Mundial da Saúde Mental, entre outras.

Dádivas de Sangue e Inscrição de Dadores de Medula Óssea

Dádivas de sangue e inscrições para potenciais dadores de MO realizadas duas vezes por ano por uma equipa do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

Curso de Cuidados Paliativos

Este curso pretende, enquanto futuros clínicos, dotar-nos das capacidades e conhecimentos necessários na prestação de cuidados a estes doentes, tendo em conta a complexidade do sofrimento e a combinação de fatores físicos, psicológicos e existenciais na fase final da sua vida, abordando também os cuidados paliativos pediátricos e incluindo uma componente prática.

I Ciclo de Workshops: “Risco de Contágio”

Este ciclo de workshops pretende abordar temas atuais e relevantes da esfera da Saúde Pública: as doenças emergentes e reemergentes em Portugal – os mais recentes surtos de Doença do Legionário, Dengue, Doença do Vírus do Nilo, e até o Zika! - e no mundo – como o Ébola, Tuberculose, Malária, entre outros. Para além destas patologias, pretende-se explorar a temática do bioterrorismo e quais os planos de atuação nesses e noutros cenários de catástrofe.

SAÚDE REPRODUTIVA
Plataforma: “Sabe mais, decide melhor!”

Tens dúvidas de carácter sexual e/ou reprodutivo que gostavas de ver esclarecidas? Através desta plataforma poderás expor as tuas questões, sendo estas respondidas por um especialista e ficando disponíveis numa página própria para esse efeito no site da AEFCM. No final do ano haverá uma sessão final em que serão discutidas as questões mais frequentes e/ou pertinentes.

Ciclo de workshops: Abuso físico e sexual

Um ciclo de workshops em formato de palestra com componente teórico-prática, nos quais poderás aprender mais sobre como identificar violência doméstica, como reconhecer o abuso físico e sexual na criança e no jovem, entre outros.

Dias temáticos

Ao longo do ano letivo serão promovidas atividades de sensibilização e consciencialização em alguns dias temáticos considerados relevantes no âmbito da Saúde Reprodutiva, tais como: o Dia da mulher, o Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, entre outros.

Ciclo de Palestras

A IVG, a sexualidade no idoso, a disfunção sexual feminina, e a mutilação genital feminina são alguns dos temas que te propomos neste ciclo. Não fiques indiferente!

Workshop: Técnicas de abordagem da sexualidade

Porque entendemos que é necessário colmatar a falta de comunicação que existe sobre a abordagem da sexualidade, este workshop pretende capacitar-te e dar-te as ferramentas para que possas ser um modelo positivo, bem informado e capaz de comunicar assertivamente sobre sexualidade.