Núcleo de Gestão

O Núcleo de Gestão propõe-se a assegurar o correto funcionamento da Direção da AEFCM, comprometendo-se a acompanhar os restantes membros da Direção na execução dos objetivos e atividades propostas, assegurando uma dinâmica interna de trabalho eficaz e proativa e zelando pela sustentabilidade financeira, ambiental e patrimonial da Associação. Considera, ainda, fundamental o fortalecimento da relação com a comunidade estudantil da FCM|NMS, garantindo uma representação adequada e transparente.

Ciência e Formação

A equipa de Ciência e Formação assume como missão oferecer aos estudantes da FCM|NMS oportunidades formativas de enriquecimento curricular, atuando nas áreas que possam ser identificadas como lacunas no plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição. Para tal, propõe-se à realização de diversos momentos de formação extracurricular, como palestras, workshops e estágios clínicos e científicos, incidindo nas áreas de maior interesse dos estudantes. Pretende, assim, facultar oportunidades para que estes adquiriram novos conhecimentos e fortaleçam as suas competências.

Comunicação e Tecnologia

A equipa de Comunicação e Tecnologia constitui o meio fundamental de transmissão de informação entre a AEFCM e o corpo estudantil da FCM|NMS. Tem como função a partilha, transparente e clara, de todo o espetro de atividades desenvolvidas pela AEFCM, parceiros e outras entidades cujos eventos, iniciativas e/ou ofertas demonstrem manifesto interesse para os estudantes da FCM|NMS. A equipa focar-se-á, também, na capacitação tecnológica, tanto ao nível da medicina como das ciências da nutrição.

Internacional

A equipa Internacional da AEFCM tem como principal missão proporcionar aos estudantes da FCM|NMS o acesso a programas de mobilidade de qualidade, garantido a respetiva divulgação. Encarrega-se também do acompanhamento dos outgoings (no que concerne ao seu apoio e orientação, garantindo uma boa comunicação com outros LEOs e LOREs) e dos incomings (relativamente à sua integração na comunidade estudantil e na comunidade local, fornecendo programas sociais e de formação adequados), de forma a que tenham uma experiência única e de qualidade. A equipa pretende ainda ter um papel ativo noutros projetos de índole internacional, de forma a complementar a diversidade da formação oferecida pelos programas de mobilidade.

Política Educativa

A equipa de Política Educativa assume como missão a auscultação atenta e ativa da comunidade estudantil do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN), abordando diversas temáticas, desde os currículos académicos a problemáticas transversais do Ensino Superior. Deste modo, compromete-se a representar e defender os interesses da comunidade estudantil, tanto a nível interno como externo, fomentando o seu espírito crítico. Pretende, ainda, contribuir para uma melhoria da qualidade do ensino na FCM|NMS.

Recreativo

A equipa do Recreativo tem como principal missão proporcionar aos alunos da FCM|NMS momentos de carácter lúdico, sob a forma de diversas atividades com foco no convívio, diversão, entretenimento, integração e partilha. Enquanto alunos e futuros profissionais de saúde, acreditamos que a nossa formação académica não se deve cingir apenas à teoria, devendo também englobar aspetos da interação humana. Assim, a presente Equipa define como objetivo major promover a socialização entre todos os alunos da nossa faculdade, de forma a dar continuidade ao espírito académico, que todos nós experienciamos e valorizamos. O contexto pandémico atual exerce uma influência significativa a nível social, condicionando os moldes em que as atividades recreativas poderão ser realizadas, particularmente os eventos de maior escala. Deste modo, como forma de adaptação a esta situação desafiante, propomo-nos a arranjar alternativas adequadas e inovadoras para superar o desafio e garantir o investimento na componente social, cuja importância consideramos ser ainda maior nesta fase. Idealizamos uma comunidade estudantil unida, de estudantes para estudantes, e, como tal, comprometemo-nos a criar momentos em que todos se possam envolver ao máximo neste processo recreativo.

Responsabilidade Social

A equipa de Responsabilidade Social tem como principais objetivos promover atividades de sensibilização, educação e intervenção que fomentem não só a proximidade e consciencialização de todos os estudantes da FCM|NMS para as diversas crises sociais e humanitárias que vivemos atualmente, mas também em relação às áreas de Saúde Pública, Saúde Sexual Reprodutiva, Desporto, Ação Social e Cultura. Pretende, através de inúmeras atividades, que cada aluno seja um agente de mudança, contribuindo para que tenhamos um mundo mais justo e inclusivo e incentivando à transformação de paradigmas na sua própria comunidade. Deseja, sobretudo, despertar a curiosidade e incentivar o espírito crítico na próxima geração de futuros profissionais de saúde, para que sejamos pessoas mais humanas, informadas e sensíveis ao mundo que nos rodeia.

Sustentabilidade

A equipa da Sustentabilidade procura assegurar a sustentabilidade financeira, ambiental e patrimonial das ações da AEFCM. A nível financeiro, a equipa propõe-se a criar parcerias com entidades externas, que sejam vantajosas para todos os associados, que contribuam para a valorização dos sócios da AEFCM e assegurem a execução orçamental. No que concerne à promoção da sustentabilidade ambiental, este departamento visa consciencializar a população estudantil para temáticas ecológicas, procurando, neste sentido, melhorar os espaços da FCM|NMS. A equipa tem, ainda, em vista, a divulgação e desenvolvimento de eventos e temáticas ambientais, de modo a contribuir para o enriquecimento do conhecimento dos estudantes nesta área. É, igualmente, da competência da equipa zelar pelo património da AEFCM, tendo como finalidade a sua preservação e melhoria.