Estágios NACIONAIS
ANEM

Gostavas de aproveitar o Verão para explorar uma área do teu interesse?

Conhece os Estágios Nacionais da ANEM e descobre uma oportunidade ao teu gosto!

O que são os estágios nacionais da anem?

Consulta abaixo o texto de introdução dos Estágios Nacionais redigido pela ANEM. Descobre todos os documentos e informação que precisas aqui.

Contando já com 31 anos de história, os Estágios Nacionais consistem num programa de estágios de âmbito nacional, dirigido a todos os estudantes de Medicina em Portugal, que promove a aproximação dos estudantes à realidade de um serviço clínico, centro de investigação,  instituição de cariz solidário e ainda de uma panóplia de carreiras médicas alternativas.

Embora tenham uma duração curta, dez dias úteis, representam um momento de importante de aprendizagem e desenvolvimento de competências teórico-práticas que asseguram a complementaridade da formação dos mais de mil estudantes de Medicina que participam e o aprofundamento do cariz humano da profissão.

Nesta atividade, enquadram-se cinco modalidade de estágios diferentes:

CEMEFs (Curtos Estágios Médicos Em Férias)
Estágios realizados em Unidades Hospitalares e Centros de Saúde que se destinam a estudantes do terceiro ao sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina e do ciclo de estudos em Medicina da Universidade do Algarve, e promovem o desenvolvimento de competências teórico-práticas.

CEMEFs Insight (Curtos Estágios Médicos Em Férias Observacionais)
Estágios de caráter observacional que promovem a aproximação dos estudantes do primeiro e segundo anos das várias Escolas Médicas do país à realidade de um serviço clínico; sendo que, os participantes encontram-se restritos à especialidade de Medicina Geral e Familiar.

CECEFs (Curtos Estágios Científicos em Férias)
Estágios de caráter predominantemente observacional, ainda que incluam alguma componente prática, que se destacam pela aproximação dos estudantes a centros de investigação em ciências básicas e clínicas.

CETEFs (Curtos Estágios Transversais em Férias)
Estágios destinados a todos os estudantes de Medicina portugueses que se realizam no âmbito da educação médica, gestão hospitalar, tecnologia médica, entre outros, e ambicionam explorar carreiras alternativas à prática clínica.

VNFs (Voluntariado em Férias)
Programa de voluntariado a nível nacional, que oferece a oportunidade de realizar um estágio em instituições de cariz solidário, promovendo a prática de uma Medicina mais humana.

Conscientes da marcada importância dos Estágios Nacionais e no percurso académico dos estudantes de Medicina, será sempre o objetivo da Associação Nacional de Estudantes de Medicina oferecer estágios de comprovada qualidade e benefício em diversas áreas da Medicina, passíveis de certificação.