Quando?

1º período: 26 de julho a 6 de agosto
2º período: 9 a 20 de agosto
3º período: 23 de agosto a 3 de setembro

Inscrições

1ª fase: 23 a 26 de junho
2ª fase: 4 a 7 de julho
3ª fase: 15 a 18 de julho

Resumo

O Programa de Estágios Clínicos e Pré-Clínicos em Unidades de Saúde CUF (PECLICUF) proporciona uma oferta formativa abrangente e complementar à integrada no plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina. Este programa de estágios tem como objetivo facultar aos estudantes um contexto extracurricular e precoce com o meio hospitalar, através de Estágios Pré-Clínicos e Estágios Clínicos, nas suas especialidade de eleição. Desta forma, o PECLICUF pretende facilitar a transição da teoria para a prática clínica, providenciando uma oportunidade de enriquecimento e valorização curricular e pessoal dos participantes, através do contacto com profissionais de saúde de diversas áreas.

Através de um protocolo celebrado entre a AEFCM e a CUF, os estudantes do 1.º e 2.º anos da FCM|NMS poderão aceder a Estágios Pré-Clínicos, estágios tutelados de enfermagem, permitindo um primeiro contacto com a realidade hospitalar. Por outro lado, os estudantes dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos podem beneficiar de Estágios Clínicos, que consistem em estágios observacionais, de natureza médica ou cirúrgica, com a possibilidade de realização de procedimentos ou técnicas, de acordo com a indicação dos respetivos tutores.

Todos os estudantes que realizarem um estágio clínico deverão escrever, individualmente, um caso clínico. Todos os casos submetidos serão avaliados por um júri independente da Comissão Organizadora dos Estágios PECLICUF, sendo selecionados os cinco casos médicos e cinco casos cirúrgicos para apresentação na Sessão de Encerramento do projeto – Congresso PECLICUF. Os três melhores casos clínicos médicos e os três melhores casos clínicos cirúrgicos serão premiados.

Objetivos

  • Consolidar e aplicar conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso
  • Adquirir novas competências práticas, de acordo com a especialidade em que o estudante estará inserido
  • Proporcionar aos estudantes dos anos pré-clínicos um primeiro contacto com o ambiente hospitalar, através de estágios tutelados de enfermagem
  • Valorizar o trabalho do estudante, mediante a elaboração de um caso clínico para apresentação no Congresso PECLICUF
  • Organizar o Congresso PECLICUF, para a apresentação de casos médicos e cirúrgicos, desenvolvidos pelos estudantes, em estágios clínicos, ao longo do programa PECLICUF