Informações importantes

A fase das vagas sobrantes está a decorrer neste momento! Podes consultar o mapa de vagas sobrantes. A inscrição é efetuada através do formulário.

Resumo

O Programa de Intercâmbios de Investigação, também conhecido por IFMSA Research Exchange Program, é um programa de mobilidade coordenado pela ANEM e os seus Associados, no âmbito do Standing Committee on Research Exchange (SCORE) da International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) e em parceira com as diferentes National Member Organizations (NMO) da Federação.

Os Intercâmbios de Investigação consistem numa experiência educacional e cultural, sem fins lucrativos, organizada por estudantes de Medicina, com a colaboração de Escolas Médicas e de Centros de Investigação de todo o Mundo.

Assim, permitem que todos os alunos do Mestrado Integrado em Medicina, do 1º ao 6º ano curricular, tenham a oportunidade de frequentar um estágio de investigação básica e/ou clínica, não remunerado, no estrangeiro, durante um período de quatro semanas, no sentido de enriquecer o seu currículo profissional e pessoal. Ao mesmo tempo têm a oportunidade de contactar com uma cultura diferente e conviver com outros estudantes de todas as partes do Mundo, através do programa social local proporcionado pelos coordenadores locais (LORE e/ou LEO) de cada Local Committee (LC), com a ajuda dos Contact Person.

Anualmente, participam nos Intercâmbios de Investigação cerca de 2.000 estudantes a nível mundial, sendo acolhidos, em Portugal, cerca de 60 alunos distribuídos pelas 8 escolas médicas do país.

Deste modo, o SCORE proporciona uma oportunidade para os estudantes expandirem os seus conhecimentos em áreas específicas do seu interesse e melhorarem as suas capacidades no âmbito da investigação com uma oportunidade de aprendizagem cultural única.

Objetivos

  • Introdução dos estudantes aos princípios básicos da investigação médica;
  • Permitir a participação num projeto de investigação numa área que seja do seu interesse;
  • Promover a compreensão cultural e cooperação entre os estudantes de Medicina, profissionais de saúde e investigadores a nível mundial;
  • Impulsionar a formação em ciência e investigação de estudantes de Medicina pré-graduados, colmatando as lacunas existentes nestas áreas nos planos de estudo dos cursos de Medicina;
  • Aumentar a qualidade académica dos currículos dos estudantes, alcançando benefícios educacionais de conhecimento teórico e prático na área da investigação médica. 

Quando?

Os Intercâmbios de Investigação têm a duração de 4 semanas, sendo que os meses disponíveis variam de acordo com o país em questão (ver Exchange Conditions). Os meses com mais vagas bilaterais são julho e setembro.