Informações importantes

As inscrições para o Twinning Project 2020/2021 encontram-se abertas. Não percas esta oportunidade! Inscreve-te através do formulário até às 23:59 de dia 1 de outubro.

Resumo

O Twinning Project, coordenado internacionalmente pela EMSA (European Medical Students’ Association), é um programa de intercâmbios destinado a todos os alunos no Mestrado Integrado em Medicina, cujo objetivo é acoplar duas faculdades de 2 países europeus e criar 2 momentos de experiências socioculturais ricas. De modo a fomentar o contacto entre estudantes de Medicina de diferentes nacionalidades, cada estudante português é emparelhado com um aluno estrangeiro – o seu twin.

Numa das fases, o aluno português fica alojado em casa do seu twin, participando nas atividades do programa organizado pelo país anfitrião, o qual deve incluir as despesas de alimentação e transporte a nível nacional. Noutra fase, é o estudante português a acolher o seu twin em sua casa, devendo garantir-lhe o pequeno-almoço. As atividades do programa vão desde sessões formativas na área da Medicina a visitas aos pontos mais emblemáticos das respetivas cidades.

Dada a importância e interesse cada vez maior de promover o contacto europeu, a AEFCM deseja proporcionar aos estudantes da NMS|FCM a oportunidade de estabelecerem esta ligação, para que possam aprofundar o seu conhecimento do ensino e prática médica integrados na dimensão europeia.

Objetivos

  • Dar a oportunidade aos estudantes de experiência de intercâmbio mais curta e, deste modo, viável a nível financeiro, cultural e académico, sem prejudicar nenhuma das partes
  • Promover a compreensão cultural e cooperação entre os estudantes de Medicina e profissionais de saúde a nível europeu
  • Ilustrar o funcionamento do ensino médico e do sistema de saúde em cada um dos países acoplados
  • Favorecer o conhecimento do fundo sociocultural de cada país

Quando?

O Twinning Project tem a duração de 5 a 10 dias, em cada um dos países.