A construção de uma comunidade académica vanguardista e empreendedora só é possível segundo um esforço conjunto, pautado por aquele que acreditamos ser o pilar para um futuro categórico e promissor, a União. Foi assente neste mote que, enquanto Lista Candidata à Direção da AEFCM, te convidamos a atravessar connosco esta etapa para 2019 e para o amanhã.

Cientes do desafio colosso a que nos propomos, não iremos recuar. A necessidade de adequar a nossa formação aos requisitos que nos serão exigidos necessita de uma intervenção assertiva e resoluta.

O atual momento do Sistema de Ação Social é insatisfatório, sendo fundamental uma análise e trabalho contínuos na procura de reforçar as ofertas de alojamento, alimentação e bolsas de estudo. Este é o espelho da desadequação da orgânica de toda a Estrutura do Ensino Superior, a nível Pedagógico e de Investigação. Queremos fortalecer laços e estabelecer sinergias que apontem para o crescimento do ensino em Portugal.

A especulação tem vindo a perseguir e a enfraquecer os princípios da profissão médica, enfraquecendo as perspectivas dos futuros profissionais de saúde. A emigração médica, associada à fuga de cérebros, há muito que se tornou uma realidade instituída na nossa nação, reforçando os défices observados a nível da gestão e organização dos serviços de saúde. Ambicionamos trabalhar no sentido de fazer a NMS|FCM um símbolo do ensino na área da saúde, como ponto para a mudança do paradigma da prestação de cuidados de saúde, reforçando o papel que objetivamos ter no contributo para uma sociedade mais justa e que possibilite a construção de um futuro à medida dos sonhos de cada cidadão.

O rigor, a coesão, a seriedade e o sentido de compromisso serão as nossas ferramentas para atingir estes objetivos. Lutaremos pela defesa dos princípios que caracterizam a AEFCM desde a sua génese, procurando fazer mais pelos 1800 que constituem esta instituição e, acima de tudo, fazendo mais por ti e por um futuro juntos.

BERNARDO LISBOA RESENDE
PRESIDENTE

SABE MAIS SOBRE O QUE PLANEAMOS
PARA 2019