Estágio Científico
piati

Sempre tiveste o bichinho da investigação e gostavas de explorar mais?

O PIATI é o projeto da AEFCM que te permite uma maior integração no universo da investigação!

O que é o PIATI?

O PIATI é o Programa de Integração de Alunos em Trabalhos de Investigação, um programa que te permite realizar um estágio num Centro de Investigação que colabora neste sentido com a Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM).

FAQs

Como Funcionam os Projetos?

O teu projeto é tutelado por um investigador sénior que tem a responsabilidade de te integrar no seu projeto e de acompanhar de perto as tuas atividades. 

O QUE POSSO FAZER NO MEU PROJETO?

O PIATI foi idealizado de modo a que possas experimentar diferentes técnicas laboratoriais, treinar o raciocínio hipotético-dedutivo e discutir hipóteses com outros investigadores. O nosso objetivo é dar-te a oportunidade de desenvolver um trabalho laboratorial eficaz e que te permita apresentar os resultados do mesmo nas formas de artigo científico, póster ou comunicação oral em congressos médicos e/ou científicos. 

Quem pode participar?

Se és estudante do Mestrado Integrado em Medicina ou da Licenciatura em Ciências da Nutrição e estás matriculado na NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) no ano civil 2019, podes participar! Se és estudante em programas de mobilidade também podes participar, desde que cumpras os requisitos mínimos de participação (duração e número de horas totais).

Quanto tempo duram os projetos?

A resposta certa é: depende. Esta edição do PIATI decorre ao longo de 2019. Primeiro, dependerá do projeto ao qual te candidatares e do teu tutor. Deves cumprir no mínimo 35 horas totais de trabalho de investigação e em pelo menos 6 semanas. Ainda assim, poderás, se for o caso do teu projeto, seguir diretamente para a edição seguinte, sem necessitares de concorrer. O nosso objetivo é que consigas acompanhar o projeto e quanto mais tempo estiveres integrado num projeto, melhor. Terás direito a certificado em ambas as edições, desde que não desistas do projeto até ao fim da edição seguinte.

QUANTO TEMPO VAI EXIGIR ESTE PROJETO DO MEU TEMPO SEMANAL?

O tempo varia entre os diferentes projetos e tutores. No geral, deves contar com 4 horas semanais. Este período é variável de acordo com as exigências de cada projeto – poderás adaptar os teus horários aos horários do centro de investigação sempre com conhecimento do teu tutor.

COMO SEI QUAIS SÃO OS PROJETOS?

Uma lista inicial de projetos irá ser divulgada na plataforma UpEvents. No entanto, uma vez que o PIATI funcionará como banco de projetos ao longo de todo o ano, há a possibilidade de se acrescentarem à lista outros projetos e incorporadas novas instituições hospitalares e/ou científicas que colaborem com a AEFCM no PIATI.

COMO ME INSCREVO?

É simples. Basta inscreveres-te na plataforma UpEvents e enviares para ciencia.investigacao@aefcm.pt a tua carta de motivação, Curriculum Vitae e qualquer outro documento que aches pertinente. Deves também especificar qual a ordem de preferência de projetos (de 1 a 6, ordem crescente). No Curriculum Vitae e para a carta de motivação poderás utilizar o modelo Europass (europass.cedefop.europa.eu), ou o que achares mais conveniente. Se fores colocado, deverás ainda pagar uma caução de 25 (vinte e cinco) euros e entregar um termo de responsabilidade e uma declaração de depósito devidamente assinados, no secretariado da AEFCM.

COMO SÃO SELECIONADOS OS CANDIDATOS?

Após enviares o Curriculum Vitae e a carta de motivação, os dados dos alunos interessados num projeto são enviados ao tutor, que escolherá o aluno que considere mais adequado para o projeto.

COMO SEI QUAL O PROJETO EM QUE VOU TRABALHAR?

Após a inscrição no UpEvents, decorre um período de 15 dias para avaliação dos documentos e escolha do aluno pelo tutor, findo o qual será divulgada a atribuição dos alunos aos projetos. Serás contactado por correio eletrónico com o resultado, assim como com informação pertinente para o início do teu projeto.

SE NÃO FICAR COLOCADO, O QUE ME ACONTECE?

Os candidatos não colocados integram uma lista de suplente de acordo com as suas preferências sendo convidados a ocupar um projeto em caso de desistência do aluno colocado neste. Se não ficares colocado não ficas impossibilitado de concorrer na próxima edição do PIATI.

UMA VEZ COLOCADO, O QUE É CONSIDERADO UMA DESISTÊNCIA?

Considera-se desistência qualquer situação em que o aluno não cumpra o estipulado pelo regulamento interno da atividade, uma vez assinado o termo de responsabilidade.

O QUE GANHO COM O PIATI?

Além da experiência e de contactos úteis para o teu futuro, poderás pedir uma carta de recomendação ao investigador com o qual estagias.