associação nacional de estudantes de medicina

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina assume-se como a legítima representante dos 12000 estudantes de Medicina em Portugal. A sua atuação tem como visão a viabilização de um sistema de formação médica em Portugal integrado e de excelência que permita a criação de médicos interventivos e que sustente a qualidade da Saúde em Portugal. Nesse âmbito, a atuação da AEFCM na ANEM passa pela representação dos seus estudantes em matéria de Ciência, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva e Direitos Humanos, assumindo como pilar central a intervenção na área da Educação Médica, pela garantia de uma formação pré-graduada de qualidade, assegurando a adequação das capacidades formativas das Escolas Médicas, a otimização dos recursos pedagógicos existentes, a modernização das metodologias de ensino e avaliação dos estudantes e a valorização da formação extracurricular, e pela garantia de acesso integrado a uma formação pós-graduada, certificando a possibilidade de acesso ao Internato Médico por todos os recém-graduados em Medicina e a garantia de aquisição de autonomia profissional pelos mesmos.

federação académica de lisboa

A Federação Académica de Lisboa é composta por várias Associações de Estudantes do Ensino Superior Universitário e Politécnico, representando os estudantes de diversas instituições da Área Metropolitana de Lisboa e assumindo-se como uma estrutura política, cultural e desportiva. Nesse sentido, a atuação da AEFCM na FAL pretende contribuir para a dinamização da vida académica, a promoção de atividades culturais e desportivas e a salvaguarda dos interesses dos estudantes em matéria de política educativa setorial ou geral, nomeadamente nas áreas de estrutura e organização curricular, financiamento do ensino superior ou ação social escolar. A AEFCM compromete-se a abordar estes temas junto da Federação, contribuindo com a perspetiva dos estudantes de medicina, e a apresentar propostas com real benefício para os estudantes de Lisboa e de Portugal.

European Medical Students' association

A EMSA capacita os estudantes de Medicina a defender a saúde em todas as vertentes promovendo a excelência na investigação médica, a educação interprofissional em saúde e a proteção dos direitos humanos em toda a Europa. Esta federação promove uma maior interação e transferência de conhecimento entre todos os intervenientes nas áreas da Educação Médica, Ética Médica, Ciências Médicas e Integração Europeia. A representação da AEFCM na EMSA assume-se como algo necessário de modo a promover um leque de novas experiências e partilha de conhecimento a nível Europeu mais rica e rigorosa, facilitada pela estrutura já existente na federação.

Associação Desportiva do ensino superior de lisboa

A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa tem como objetivo a dinamização e gestão do Desporto no Ensino Superior de Lisboa – DESL, tendo sido a AEFCM uma das Instituições Fundadoras. O seu objetivo primário é a organização de iniciativas de âmbito desportivo, das quais se destacam os Campeonatos Universitários de Lisboa. Pretende a AEFCM a manutenção de uma postura crítica e construtiva junto da ADESL, pela integração dos seus estudantes nas práticas dinamizadas, assegurando a justiça e o profissionalismo da organização e da sua participação nas mesmas.